Adotei um gatinho, e agora?

Se você acabou de adotar um gatinho, seja por opção ou porque o encontrou abandonado e não sabe o que fazer, segue algumas dicas primordiais para o acolhimento do animalzinho.

Comida e água

Se o gatinho for abandonado é provável que esteja com fome e sede, portanto passe num petshop ou num mercado e compre uma ração própria para gatos. Se ele for filhote, compre ração para filhotes que contem nutrientes essenciais para seu crescimento. Além disso, os gatos precisam se hidratar, sendo assim prepare um pote com água fresquinha e limpa.

Caixa de areia

O gatinho vai precisar fazer suas necessidades e gostará muito de uma caixa com areia só para ele. Prepare uma caixa de plástico, com certa altura nas laterais e coloque uma boa quantidade de areia misturada com farinha de trigo, que ajuda a absorver o xixi e cobrir bem as fezes. (para cada 1kg de areia 500g de farinha de trigo). Limpe diariamente com uma pazinha, troque a areia e lave a caixa de plástico ao menos uma vez por semana. Não deixe a caixa de areia perto da comida e da água, pois geralmente os gatos não gostam de comer perto do lugar onde fazem suas necessidades.

Caminha de descanso

Os gatos amam um lugar aconchegante e quentinho. Prepare uma caminha com uma mantinha que ele vai se sentir muito amado.

Brinquedos

Qualquer bolinha de papel ou de plástico será muito divertido para os gatos. Não esqueça de deixar a sua disposição alguns mimos para ele sair brincando pela casa. Um arranhador também será muito apreciado pelo gato. (Clique aqui para saber mais sobre brinquedos de gatos)

Consulta veterinária

Infelizmente muitas pessoas não têm condições de pagar uma consulta veterinária, mas é muito importante que seu gato seja vacinado, tome remédio contra vermes e um banho antipulgas. Afinal de contas, prezar pela sua saúde e a saúde das pessoas que conviverão com o gatinho é fundamental. Outro ponto importante é a castração. O gatinho com 5 meses já pode ser castrado. Lembre-se que se esse gato foi abandonado é porque seus pais não eram castrados. Há muitos animais abandonados e sacrificados nesse mundo, temos o dever de castrar nossos animais para evitar mais abandonos e crueldades contra eles.

Encontre uma família

Essa dica é para quem apenas está cuidando do gatinho como um lar temporário. Primeiramente parabéns por não desampará-lo! Se você não puder ficar com ele, procure alguém que o adote. Anuncie nas redes sociais, por e-mail aos amigos e às instituições e abrigos de animais para que ele seja adotado por uma família de confiança. Enquanto ele estiver com você, tome todas as providências para que ele seja bem cuidado. Não o abandone novamente, ainda que leve tempo para encontrar uma família que o adote. Além do mais, tenha certeza que você irá se apaixonar cada dia mais por essa bolinha de pelos.

Amor e atenção

Bom, se você seguiu todos os passos acima, com certeza já doou muito amor e dedicou muita atenção ao seu novo amiguinho. Ter um animal de estimação exige muita responsabilidade. Se você esta com ele cuide muito bem dele. Brinque todos os dias com seu bichano, conquiste seu coração e ele será seu eterno companheiro.

Fonte: amordegato.com.br

#dicas #alimentação #curiosidades #pet #gatos

Posts Recentes
Tags
Nenhum tag.